5/24/2011

Os tipos de profissionais de TI

Postado por Israel Bovolini Jr

http://www.tiespecialistas.com.br/2011/05/os-tipos-de-profissionais-de-ti/


Os profissionais de TI normalmente são um grande mistério para os colegas da empresa. Quantas vezes não recebemos aquele olhar de “esse é da TI, fica no o dia inteiro, baixando filme e bisbilhotando nossos e-mails”? Nós sabemos que esse conceito é – quase sempre – errado, mas existem alguns profissionais que acabam com nossa imagem. Notem que não estou me atendo a níveis hierárquicos, estes tipos estão presentes em quase todo o organograma. Após alguns anos de observação, seguem alguns deles:

O Sopa de Letrinhas
É aquele movido a siglas, que já incorporou seus certificados ao próprio nome. “Meu nome é Fulano MCP ITIL PMP de Tal”. Típico sujeito que trabalha “by the book”, e que quando aparece um problema não previsto no manual, simplesmente trava e não sabe o que fazer, e quando vai falar com o cliente o deixa confuso com sua linguagem secreta.

O Revolucionário
Profissional alternativo, que adora aquela tecnologia obscura que ninguém além dele e do inventor ouviu falar. Normalmente fala mal de metodologias clássicas e funcionais, dizendo que o método XPTO que ele conhece é bem melhor. Quando pedem para que ele explique o método, ele diz que é complicado demais para os outros entenderem. Normalmente o cliente não consegue diálogo com ele, pois não são do mesmo planeta.

O Neco
Este vem com nome e sobrenome. O profissional Neco Migo Não é aquele que simplesmente aplica o efeito Matrix nos problemas. Quando surge uma situação desfavorável ou uma cobrança ele simplesmente se joga de costas e deixa o problema esbarrar no próximo. E sempre a culpa é do cliente.

O Pogueiro
O contrário do Neco. Profissional certificado na metodologia POG (Programação Orientada a Gambiarra) que adora dar um “jeitinho” nos problemas encontrados no projeto, normalmente à custa de performance ou prazos de entrega. Costuma ser bastante solícito (“deixa comigo!”), mas não exija muita qualidade. O cliente adora sua velocidade, mas odeia suas entregas.

O Hardy
“Ó vida, ó azar!”. Alguém se lembra da hiena Hardy, dos desenhos da Hanna Barbera? Para este profissional, o mundo está contra ele, o chefe o está perseguindo, se bobear até o cozinheiro do restaurante está cuspindo na comida dele. Não consegue ouvir o cliente, este é que tem que ser seu confessor.

O Marqueteiro
Este é perigoso. Faz questão de frisar sua participação decisiva em caso de sucesso do projeto, ou se disfarça de Neco quando a bomba estoura. A sabedoria antiga diz que “quem sabe fazer não precisa falar”, mas ele nunca ouviu essa frase. Costuma encantar o cliente até a primeira falha de entrega.

O Dr. Octopus
Tem vários braços, faz questão de assumir todas as tarefas que aparecem, e normalmente não consegue dar conta de nenhuma com qualidade. Vive reclamando que está ocupado demais. Quando acha tempo pra falar com o cliente, mistura as ordens.

O Social
Normalmente vem com um acessório – um iPhone ou algo que o valha – que o permite ficar 24 horas conectado às suas redes sociais. Quando se depara com um bloqueio de navegação entra em colapso. Adiciona o cliente no para poder conversar com ele, mesmo que este esteja a duas mesas do seu lugar.

O Pegador
Não pode ver o sexo oposto na frente que parte pra cima. É um profissional tentador: Ele tenta, tenta, tenta e quase nunca consegue, mas na sala do cafezinho ele saiu até com a VP da empresa. E ela pagou a conta. Se o cliente for do sexo oposto, vai detestá-lo. Se for do mesmo sexo, também.

O Ultratech
Não perde uma novidade: foi um dos primeiros a comprar um Palm, e dormiu na frente da loja da Apple no dia antes do lançamento do iPad. Se algum dia conseguirem viabilizar um ciborgue, ele vai estar na primeira fila de transplante. Ainda não conseguiu falar com o cliente porque ainda não desenvolveram uma interface neural – um cabo ligando os dois cérebros – eficiente.

Claro que isso tudo é exagerado (será?), mas temos que ter em mente que até destes comportamentos suspeitos podemos tirar algumas lições:
  • Certificados são imprescindíveis para demonstrar seus conhecimentos, mas aprenda a pensar fora da caixa. Conhecimento sem aplicação não serve pra nada.
  • Muitas vezes aquele conhecimento que ninguém ouviu falar e não tem nada a ver com a área se mostra útil.
  • Muitos dos problemas que ocorrem não são causados por nós, mas temos que ter a honradez de assumir a bronca quando acontece.
  • Gambiarras nunca são a melhor solução, mas a solicitude em querer resolver problemas é um diferencial. Controle seu impulso de resolver de imediato pois mais tarde isso cobrará seu preço. Sempre.
  • A pessoa que vive reclamando não para pra olhar que existe uma saída, mas se ficarmos sem reclamar de que tem algo errado, ninguém vai parar e perguntar pra você.
  • É IMPRESCINDÍVEL saber se vender, mas aliado a isso temos que ENTREGAR também.
  • Assumir tarefas demais é um risco, mas se você tem essa capacidade de entregar com qualidade você tem grandes chances de sucesso.
  • Temos que ter vida fora da empresa, os contatos ajudam muito na hora de resolver um problema.
  • Se você tem uma pessoa, não é pra sair galinhando pela empresa, e se você não tem nesse caso a máxima “a propaganda é a alma do negócio” só vai te arrastar pro fundo, ninguém quer sair com o corrimão do quartel – em que todo mundo passa a mão.
  • Como profissionais de TI, TEMOS que estar antenados com os lançamentos, mas se não quiser perder dinheiro espere a novidade se consolidar para DEPOIS adquiri-la.
E, se um dia você se deparar com um tipo desses, espero que este texto te ajude a lembrar que às vezes até um pé no traseiro pode ser bom, pois te empurra pra frente. Sucesso!

5/23/2011

Gremio 1 x 2 Corinthians

Estreamos no Brasileirão com vitória e fora de casa contra o Gremio. Resultado que alegra mas temos muito que fazer se quisermos realmente ganhar o campeonato.

5/22/2011

Las Violetas

Ontem estive pela segunda vez com minha família no tradicional Café Las Violetas em Buenos Aires. Desta vez, pedimos o Cafe Maria Calla Vitoriano. Excelente...simplesmente muito bom mesmo. Localizado em Almagro, na esquina da Avenida Rivadavia com Medrano e fundado em 1884, é um lugar lindíssimo e outrora frequentado por Carlos Gardel, foi também cenário de filmes na década de 60 e muito visitado por presidentes argentinos.
Com esta visita descobrimnos um aspecto interessante do bairro de Almagro onde estamos vivendo e principalmente da Avenida Rivadavia. Comecando na Plaze de Mayo, ao lado da Casa Rosada, inicia a linha A do metro de Buenos Aires, a mais antiga da América Latina (de 1912 e alguns trens parecem ser desta época mesmo, ainda hoje) e a atual Rivadavia já foi também o Caminho Real até o Chile e Peru. 

5/18/2011

Santos 2 x 1 Corinthians - Final Paulistão 2011

Perdemos! Sem comentários. Estou vivendo na Argentina e sequer vi o jogo ou os melhores lances. Melhor assim. Esquecer....

5/11/2011

CORINTHIANS 0 X 0 SANTOS - Final Paulistão 2011

Primeiro jogo no Pacaembu, empate com jogo bom. A correria tá muito grande pra comentar! Que venha a segunda partida! Rumo ao título!!!

5/01/2011

PALMEIRAS 1 (5) X 1 (6) CORINTHIANS

Huhauhauahuahauhauahuahuaahahah. Só vejo a porcada chorando! Vamos pra final contra os moleques mimados da Vila!
Após um jogo eletrizante, saimos perdendo e conseguimos o empate mas a decisão foi mesmo para os pênaltis. E deu Corinthians, por 6 a 5. Os gols alvinegros foram marcados por Chicão, Willian, Fábio Santos, Leandro Castán, Morais e Ramírez. Pelo Palmeiras, Kleber, Marcos Assunção, Márcio Araújo, Luan e Thiago Heleno marcaram. Mas João Vitor desperdiçou sua cobrança. Vacilaram...colocar um moleque pra bater um penalti decisivo. OBRIGADO!!!!




PALMEIRASCORINTHIANS
Deola; Cicinho (João Vitor), Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga (Patrik) e Valdivia (Leandro Amaro); Luan e Kleber.Julio Cesar; Alessandro (Ramírez), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César (Morais) e Jorge Henrique; Dentinho (Willian) e Liedson.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.Técnico: Tite.
Gols: Leandro Amaro, aos sete do segundo tempo.Gols:  Willian aos 19 minutos do segundo tempo.
Cartões: Amarelo: Kleber Vermelho: DaniloCartões: Amarelo: Alessandro, Fábio Santos, Bruno César, Ralf, Leandro Castán

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 01/05/2011.
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira. Auxiliares: JVicente Romano Neto e Alex Alexandrino.
Público: 33.861 pagantes. Renda: R$ 949.238,00.

Plaza Del Carmen - Restaurante - Buenos Aires

Hola Pessoal

Pérdon por todo él tiempo sin posts en el blog, pero se fué uno mes de transición... sin Blues or Rock posts, sin Corinthians posts, ningun post...vamos empezar a colocar ordem acá. Sin enbargo...estoy escribindo en Castellano porque por ahora estoy vivindo en Buenos Aires (y tambiém perdón por todos los errores - las clases de castellano solo empiezam em Mayo)...mas...............como o idioma oficial do blog é o bom e velho portugues, exceto para os posts de Blues e Rock...voltemos ao tradicional.
Hoje vamos falar de um restaurante sensacional e por um preco razoável em Buenos Aires. Trata-se do Plaza Del Carmen, estive lá por 2 vezes desde que cheguei a Buenos Aires, uma fui sozinho e a outra já com minha família, o que tornou o cardápio, vinho, ambiente e atendimento ainda mais agradáveis...ah como aqui também uso um laptop com teclado padrao castelhano, as vezes falta algum tipo de acentuacao...por favor ignorem.
O Plaza Del Carmen, possui diversas filiais em Bs As e nas duas ocasioes em que o visitei foi na unidade da Avenida Rivadavia, esquina com a Avenida La Plata, no bairro de Almagro. Trata-se de uma esquina bastante tradicional na cidade e conta ainda com a facilidade de uma estacao de Subte (metro) ao lado do restaurante...a estacao Rio de Janeiro, da linha A.
O cardápio muito bem elaborado é bastante diversificado com pratos tradicionais da cozinha portenha e alguns da cozinha internacional. Carta de vinhos é simples, porém nao dá pra ter um bom almoco sem um bom vinho nacional....hahahahaha. Experimente o Ojo de Bife al romero.